terça-feira, 25 de março de 2014

Artesanato - Arte com Fita Adesiva

Olá a todos.

Hoje vou apresentar uma forma de artesanato que eu mesmo desenvolvi e que utiliza um material bem inesperado: Fita adesiva.

Artesanato com fita adesiva.
Normalmente a fita adesiva (mais conhecida como fita crepe) só é utilizada no artesanato como um suporte, ajudando a colar coisas ou ajudando a encapar peças para pintura. Mas essa técnica utiliza a fita adesiva como matéria prima para a criação de miniaturas de objetos, animais, personagens ou o que mais vier na minha cabeça.

Como Tudo Começou

Eu comecei a desenvolver esta técnica quando tinha 11 anos. Eu sempre gostei muito de desenhos animados e também gostava dos brinquedos daqueles desenhos desenhos. Meus pais não tinham condições financeiras que permitissem que eles me dessem muitos brinquedos, então eu comecei a procurar alternativas para isso.

Eu comecei, como muitas crianças, brincando com massinha de modelar, mas nunca fui muito bom com massinha. Então comecei a fazer origamis, mas também não era muito bom nisso.

Eu não sei bem como que tive essa ideia, mas com 13 anos comecei a perceber que, ao pegar um pedaço de fita adesiva e amassar ela podia assumir formas diferentes e, devido a sua parte colante, ela podia se juntar a ouros pedaços de fita amassados e assumir formas cada vez mais concretas.

 A Evolução Com o Passar dos Anos

Minhas primeiras peças eram bem diferentes das atuais. Eram menos detalhadas e mais frágeis.
Eu não utilizava nenhum tio de armação, o que deixava as peças muito moles, e também pintava apenas com canetas coloridas, o que deixava elas grudentas e empoeiradas com o tempo.

Com o passar dos anos eu fui melhorando minha técnica. Adicionei uma armação de arame por dentro da peça para dar mais sustentação, troquei a pintura de caneta por tintas e adicionei uma camada final de cola branca por cima das peças para dar um acabamento com efeito plastificado.

Máquina fotográfica, XBOX 360, rosa na garrafa e Guitarra.
Koppa tropa e Angry Birds.
E este foi o post explicando um pouco da história de como desenvolvi esta técnica de artesanato com fita adesiva. Não perca os próximos posts onde contarei com mais detalhes como esta técnica funciona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário